Agrupamento de Escolas da Ericeira

A Terra “tremeu” na EBSABF

A Escola Básica e Secundária António Bento Franco foi ontem, dia 5 de Novembro, palco da 8ª edição do exercício “A Terra Treme!”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Este exercício de sensibilização para o risco sísmico, realiza-se na data em que se assinala o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, e é composto por três gestos simples: Baixar, Proteger e Aguardar que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

Estiveram presentes na sessão presencial, os representantes da Direção-Geral da Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e por videoconferência, o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, a Senhora Secretária de Estado da Administração Interna e o Senhor Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O exercício “A Terra Treme” foi exemplificado, em exercício de simulacro, pelos alunos da turma 10ºA. Os alunos Beatriz Santos, Henrique Duarte, Matilde Serra e Rita Loureiro, da mesma turma, foram também os responsáveis pela dinamização de uma atividade para os elementos da assistência sobre “Risco sísmico, prevenção sísmica e medidas de autoprotecção”, que consistiu na aplicação de um questionário Kahoot!, seguida de uma apresentação digital sobre o mesmo tema. A aluna Matilde Serra assegurou ainda toda a apresentação do evento (voz off).

Quem assistiu não tem dúvidas de que todos os alunos revelaram uma prestação exemplar, sendo de enaltecer a disponibilidade, o empenho e a responsabilidade com que todos encararam este desafio. Um verdadeiro orgulho para a nossa escola! Parabéns!

Quem assistiu em direto por vídeo streaming, identificou alguns problemas técnicos, ao nível do som e imagem, que não foram responsabilidade da escola.

Assista aqui ao simulacro realizado.

Comentários indisponíveis