Agrupamento de Escolas da Ericeira

Bem-Estar Animal – 5º B

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma B do 5.ºano encontra-se a trabalhar o tema «Bem-Estar Animal».

Nessa sequência, estiveram presentes, nas aulas da respetiva disciplina, no mês de abril, duas convidadas muito especiais que dinamizaram ações de sensibilização junto dos alunos, partilhando igualmente as suas histórias como voluntárias: a Dra. Cristina Rodrigues, deputada na Assembleia da República e voluntária numa associação de animais abandonados acompanhada da sua c(ã)ompanheira Olívia e a Dra. Matilde Batalha, voluntária e representante da Mafranimal, associação de animais abandonados, no concelho de Mafra.

A ambas, a turma e a Escola agradece a pronta disponibilidade e o carinho com que dinamizaram as sessões realizadas. (Pena o tempo de aula ser tão curto para tanto que há a dizer!)

Os alunos aprenderam a importância de respeitar todos os animais e sobre a responsabilidade que recai sobre quem adota um animal de estimação, compreendendo que um animal doméstico é um amigo e que deve ser cuidado e estimado para a vida.

Os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir dor, ansiedade, medo, alegria, frio, calor, …

Relembraram a importância dos cuidados veterinários, da esterilização, de uma correta alimentação e de criar condições para que um animal doméstico viva feliz e de acordo com as suas necessidades, vendo respeitadas as suas características naturais.

A Olívia foi um exemplo em sala de aula e marcou o dia: entrou muito calma e de forma muito educada e sentou-se dignamente, seguindo a dona com o seu meigo olhar, enquanto a sua história de vida era descrita. Observava carinhosamente quem a rodeava e adorou os mimos que recebeu de todos. Apesar de ter passado por momentos difíceis, no passado, foi ternamente acolhida, cuidada com amor e adotada para sempre, num compromisso de vida que enternece quem ouve a sua história.

Os alunos aprenderam igualmente a nobre missão das associações de animais abandonados que resgatam animais em diversas situações, muitos deles doentes e em estados difíceis de descrever.

Foi sublinhada a máxima de adotar e não de comprar um animal. Sempre com responsabilidade.

Foram também dadas a conhecer, aos alunos, as diversas formas que existem de ajudar estas associações, seja com donativos (comida, agasalhos, …) seja como voluntários ou como FAT (família de acolhimento temporário até à adoção responsável de um animal).

A turma aprendeu também que pode ajudar a prevenir/combater casos de maus-tratos a animais e que existe legislação aplicável a esses casos, bastando para tal fazer uma denúncia às autoridades competentes e/ou pedir ajuda a uma associação, através de um adulto.

Aprenderam que os animais não são objetos, nem instrumentos de entretenimento. Como tal,  sessões de circo com animais não devem ser frequentadas.

Aprenderam ainda que existem muitos produtos de beleza que são testados em animais e que devemos procurar no mercado produtos que não passem por esse procedimento, o que já se reflete em vários, facilmente encontrados no supermercado, por exemplo.

A turma aprendeu muitas, muitas coisas e tem uma longa reflexão a realizar.

Munidos de tantas aprendizagens, a juntar à sua própria experiência, é o momento de pôr em prática o que se aprendeu e passar essa aprendizagem a outros colegas e amigos.

A turma aprendeu que o mundo pode mudar para melhor todos os dias, se cada um estiver disposto a fazer a sua parte, por mais pequena que lhe possa parecer.

Por isso, como gesto simbólico, doaram à Mafranimal bens alimentares para ajudar os cães e gatos que estão ao cuidado desta associação.

E, dois alunos da turma, o André e o Tiago, prontamente decidiram fazer uma visita à associação com a família.

É visível a alegria e o entusiasmo que desfrutaram ao passear alguns patudinhos, num belo fim de semana!

Vejam as fotos que valem por mil palavras!

A todos os alunos e restante comunidade educativa fica o repto: ajudem, de algum modo, esta nobre causa que é a marca de uma sociedade mais informada, sensível e evoluída.

A grandeza de um país e o seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata os seus animais.

Mahatma Gandhi

Campanha de Recolha Mafranimal

O que fazer por um mundo melhor

Comentários indisponíveis