Agrupamento de Escolas da Ericeira

Erasmus+ “Art «WithTrash”, Polónia: Semana de recheada de grandes Emoções e Aprendizagens

Agrupamento de Escolas da Ericeira

Foi na semana de 25 de setembro a 01 de outubro de 2022 que alguns alunos da escola Básica e secundária António Bento Franco foram recebidos pelos nossos parceiros polacos na cidade de Pszczyna a anfitriã da quarta mobilidade das 5 que compõem, juntamente com Portugal, o projeto internacional Erasmus+ “Art with Trash”.

A semana foi programada de acordo com a temática “Recycle” uma das acções de sustentabilidade que dá corpo ao projeto cujo título indicia a natureza da ação que pretendemos transmitir aos nossos alunos e a consciencialização sobre os efeitos que a ação humana tem no meio ambiente. Muitas foram as actividades que se realizaram em torno da valorização da natureza, do despertar de consciências, em especial das camadas mais jovens, estas que que poderão fazer a diferença num futuro próximo. A sessão de abertura teve lugar na escola desta cidade e contou com inúmeras participações quer de alunos, quer de professores portugueses ou estrangeiros.

Atividades como visitas a visitas ao Museu do Sal, em Cracóvia, a Katowice, onde os alunos puderam visitar um estúdio de realização de pequenos filmes, a um parque de protecção de espécies em vias de extinção ( bisontes, lobos, veados e aves) e a Auschwitz e Birkenau, dia mais difícil para todos nós, já que foi palco para um dia especialmente vivido com grandes emoções, para profundas experiências e novas aprendizagens.

Houve também workshops realizados na escola com profissionais polacos em cinema e audiovisuais, cujo resultado foi a criação de 4 curtas-metragens, todas com o título comum que se prendeu com a sustentabilidade e a protecção do ambiente e actividades realizadas com o objetivo de criar bloco-notas com papel reciclado feito pelos alunos.

A semana terminou com choros emocionados e abraços entre os jovens participantes, com promessas de visitas futuras e com o início de grandes e boas amizades.

Comentários indisponíveis