Agrupamento de Escolas da Ericeira

Erasmus +

Agrupamento de Escolas da Ericeira representado em Heraklion – Creta – Grécia, entre os dias 11-12 de maio de 2023

A 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro francês dos negócios estrangeiros, proferia o célebre discurso que viria a ser reconhecido como a alavanca para a atual União Europeia. 

Do seu discurso sobressaem ideias como “A Europa não se construirá de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Construir-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.”

A partir de 1986, a data de 9 de maio, passou a ser reconhecida como o Dia da Europa. 

Coincidências à parte, no que diz respeito às datas escolhidas, mas reconhecendo a importância do Projeto Erasmus+ numa dinâmica prevista nas célebres palavras de Schuman, passados exatamente 73 anos e um dia sob o seu célebre Discurso, no âmbito do projeto ERASMUS+ KA210 2022-24, “Bringing STEM in our Classrooms”, um avião da companhia aérea Eagean levantava voo do aeroporto de Lisboa rumo a Atenas, numa viagem que teria o seu destino final Heraklion – Creta. Nesse avião viajavam duas passageiras incumbidas de uma missão que, partilhada por colegas professores do Agrupamento de Escolas da Ericeira, tinha por objetivo a partilha de ideias, de práticas educativas, e sobretudo,  de aprendizagem de outras perspetivas que acolhem o Saber como ponte para a aquisição de novos e múltiplos saberes.

Foram dois dias de trabalho profícuo com momentos singulares de comunhão de ideias com representantes de outros países, nomeadamente França, Espanha, Irlanda, Grécia, Lituânia.

Durante esse curto espaço de tempo, houve ainda oportunidade para visitar lugares históricos e lendários que marcam, quer a história do mundo e da Europa em geral, quer a de Portugal em particular.

Ao país anfitrião, a Grécia, Portugal representado pelas professoras Glória Andrade e Emília Candeias agradecem todo o apoio, dedicação e ajuda durante todo o momento.

Agradecem também à equipa portuguesa alargada que ficou na Ericeira e que aguardam agora a passagem de testemunho. Próxima paragem da equipa: Vilnius – Lituânia.

Comentários indisponíveis