Agrupamento de Escolas da Ericeira

FESTA DA LIBERDADE NA EBS BENTO FRANCO

Ao Encontro de quem somos – Caminhando em Liberdade


Integrada no Projeto Cultural da Escola, a iniciativa cumpriu um programa com atividades muito diversificadas, abrangendo disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento, História, Português e Educação Visual. O «palco» também foi amplo: tudo se passou desde a sala de aula à Biblioteca, passando por vários pontos bem visíveis no interior e exterior do Polivalente.
Assim, arrancou-se, no dia 26, com a exposição “48 Anos de Ditadura … Para Sempre Liberdade”, com fotografias e poemas ilustrativos de factos anteriores e decorrentes no dia 25 de abril de 1974, bem como de cartazes, principalmente, dirigidos aos mais novos, sobre os benefícios que a «revolução sem sangue» lhes proporcionou. Toda a comunidade escolar teve a oportunidade de (re)viver a História, com visitas espontâneas e de grupo-turma.
Destacou-se, igualmente, o “Jardim da Liberdade”, uma instalação, na Reprografia e no placar principal, de cravos com a síntese escrita das reflexões da turma do 7ºE sobre Democracia e os Direitos Humanos.
A Biblioteca montou uma mostra de objetos ilustrativos de aspetos do quotidiano de uma Ditadura. Esta exposição, junto da “Árvore da Liberdade”, com “frutos” de humanidade, serviu, igualmente, de pretexto para aulas de várias turmas.
No dia 28, decorreu, na Biblioteca, um encontro com Luís Farinha e José Jaime Fernandes, que partilharam “Testemunhos” de um tempo que Abril derrotou com as turmas 9ºC, 10ºA e 11ºLH.
As turmas 8ºF e 9ºC construíram cravos-mensagens de Abril numa «oficina» a que chamaram “Faz o teu cravo também” e teve o contributo de quem passava no dia 27 pelo átrio exterior do Polivalente. A banca de serviço foi sendo enriquecida com uma
«toalha-painel» com mensagens espontâneas em prosa e poesia.

O 9ºD aceitou o desafio do Ministério da Educação participando no «padlet» (mural on-line) sobre «48 anos … a caminho dos 50». Outras turmas exploraram o tema através de textos tão variados como BD, poemas lidos e musicados, filmes e documentários disponibilizados pelo Plano Nacional do Cinema e pela RTP Ensina.
Assinalando o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio, sob o lema “Poesia é Liberdade”, os alunos disseram poemas que a Rádio da Escola e a Rádio do Concelho de Mafra passaram ao longo deste dia.

Comentários indisponíveis