Agrupamento de Escolas da Ericeira

Intercâmbio Ibérico… Hola!

No âmbito do programa europeu Erasmus+ e de uma atividade que teve como protagonistas 2 turmas da nossa escola de 6.º ano e 1 de 5.ºano e alunos de uma escola espanhola que nos contactou para o efeito, esta semana o nosso Agrupamento recebeu nos dias 13 e 14 de junho, 63 alunos provenientes da Escola Castra Caecília, de Cáceres, na Extremadura, que estudam Português, como segunda língua, acompanhados pelos seus professores.

No primeiro dia, foram brindados à chegada por duas atuações da turma 6.ºG. Um grupo de alunas realizou um pequeno vídeo sobre Portugal, a nossa História, cultura, costumes e tradições. O violoncelo ganhou vida com “Bella Ciao” e os violinos encantaram ao som do “Hino da Alegria”.

Seguidamente, foi a sua vez de nos presentearem com duas peças teatrais, em português, uma delas de Gil Vicente, intercaladas com duas músicas cantadas igualmente em português.

 No segundo dia, realizaram um Peddy-paper com as turmas 6.ºB e 6.ºG, ficando a conhecer melhor a nossa escola e os diversos espaços que a compõem.

Posteriormente, realizaram a atividade «Onde se passa?», no campo de jogos, liderada pela turma 5.ºE, em que alunos portugueses e espanhóis, agrupados, simularam várias situações para os colegas adivinharem. No final da atividade, para assinalar este fantástico intercâmbio, trocaram-se “recuerdos”.

Foram dois dias de muita alegria e animação, com «nuestros hermanos», em que Ericeira e Cáceres foram representadas pelas suas comunidades escolares, revelando o melhor de si.

Neste intercâmbio Ibérico, ficou demonstrado que muitos são os laços que nos unem, sendo o linguístico o mais evidente, durante estes dias, mas também o desportivo. Houve tempo para jogar futebol. Trocaram-se hábitos culturais, vocábulos, frases, risos, prevalecendo um sorriso cúmplice em todos, na despedida.

«Pelo sonho é que vou (…)», como dizia Sebastião da Gama, é o mote deste intercâmbio, na realização de um ideal, de uma escola multicultural, de portas abertas, não só à comunidade, mas também ao mundo.

Comentários indisponíveis