Agrupamento de Escolas da Ericeira

JARDIM ZOOLÓGICO – 5º ano

No passado dia 12 de março, as turmas do 5o ano e alunos que integram o CAA2 e um aluno do CAA1, num total de 138 alunos acompanhados por 13 adultos, 12 professores e uma Assistente operacional, realizaram uma visita de estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa com o objetivo de complementar as CIÊNCIAS NATURAIS, partindo à descoberta do conhecimento da Vida, da diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, identificar perigos para o ambiente e sensibilizar para a conservação das espécies em vias de extinção.
A primeira parte da visita foi conduzida por vários educadores ambientais (um por turma) que, de forma interativa, orientaram os alunos à descoberta da diversidade de seres vivos do ponto de vista das adaptações morfológicas e comportamentais. Ao longo do percurso foram introduzidas as características dos animais e plantas, as ameaças à natureza e também as ações que podemos adotar para a proteção da natureza numa perspetiva de educação para a sustentabilidade. Esta sessão incluiu alguns materiais zoológicos, penas, escamas e pelos.
No início do programa, os educadores ambientais abordaram as missões do Jardim Zoológico, regras e as ameaças de extinção. Seguiu-se o percurso de forma interativa e dinâmica, com recurso ao discurso interrogativo onde se abordaram as diferentes classes dos animais e as suas características, os seus comportamentos, as interações que estabelecem com o meio, as suas ameaças e comportamentos sustentáveis para a sua proteção, fazendo a ligação com os conteúdos curriculares do 5º ano. O discurso foi complementado por alguns materiais zoológicos de forma a aprofundar os conhecimentos dos alunos de forma mais interativa. O programa termina com um jogo de consolidação das aprendizagens que tiveram durante o percurso pelo Jardim Zoológico.
A seguir e de uma forma livre, participámos na apresentação “Bosque Encantado” – aves em voo livre – onde houve uma grande proximidade do treinador e do animal junto do público. Os alunos observaram o voo das aves tendo uma sensação única de contacto com a vida animal, com especial destaque à exuberância das espécies tropicais. A apresentação deu a conhecer as diferenças e a importância de existirem presas e predadores, aves diurnas e noturnas, entre tantas outras informações.
Junto ao “Bosque Encantado”, no Parque de Merenda, foi hora de almoçar, conversar e brincar.
Por fim, e um momento tão desejado foi a hora do espetáculo dos Golfinhos, a mensagem transmitida é a valorização dos oceanos e a conservação da biodiversidade marinha. Numa envolvência única, de comportamentos subaquáticos, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as capacidades físicas e mentais dos embaixadores dos oceanos – os golfinhos. Com esta apresentação pretendeu-se, ainda, sensibilizar os alunos para a maior ameaça dos oceanos – o lixo marinho – e, deste modo, promover a mudança de atitudes e comportamentos.
Chegamos à Ericeira, ao final do dia, com o lema: Conhecer para cuidar e agir pela preservação da Biodiversidade!

As professoras Júlia Lopes e Lurdes Figueira

Com a colaboração

Comentários indisponíveis