Agrupamento de Escolas da Ericeira

As vossas ideias são importantes e contam!” foram algumas das palavras que marcaram as boas-vindas do Sr. Presidente da Câmara às sete escolas que participaram este ano na iniciativa da Assembleia Municipal Jovem, no dia 25 de maio. 

Sete foram também os alunos do 9ºD, formando a equipa Os Jagozes, que representaram o 3º ciclo da nossa escola. Defenderam a “Reabilitação do Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira” e a organização de passeios pedestres histórico-culturais na vila. Tentaram demonstrar que aquele espaço tem potencialidades enormes para aulas de História Local, visitas de locais, de nacionais e estrangeiros à biblioteca e aos núcleos museológicos de arte sacra, pesca, entre outros.

Todos receberam um crachá e assinaram o termo de tomada de posse, um momento diferenciador desta edição que reforçou o sentimento de pertença e responsabilidade cívica dos jovens face às necessidades da região. Outra novidade e exigente foi o facto de cada aluno poder votar a favor, contra ou abster-se aquando da votação de cada proposta.

Venceu o Colégio Verd`Água, com o projeto “Amigar”, basicamente, um evento para adoção de animais. Os restantes foram: Colégio Miramar, com as “Tiny Houses”, Colégio Santo André, com a “Foto Team – De Mafra para o Mundo”, a EB Venda do Pinheiro, com “Quanto tempo o tempo tem?”, EB Mafra, com as “Ciclovias Pop-up”, e a EBS Armando de Lucena, com a “Digital Bus”

A encerrar, o Sr. Vereador da Educação comentou as propostas como muito interessantes e com preocupações desde o âmbito social ao digital, passando pelo cultural e intergeracional. A questão manter-se-á no próximo ano letivo: “O QUE É INOVADOR E NÃO EXISTE NO CONCELHO?”

Comentários indisponíveis