Agrupamento de Escolas da Ericeira

Viagem final de ano letivo a Madrid

Entre os dias 6 e dia 8, foi realizada pelos 11ºanos uma viagem à capital de Espanha. Organizada pela professora de Espanhol, Violante Grilo, e acompanhada pela professora Anabela Gonçalves, Susana Luís e Margarida Almeida, a viagem superou em muitos aspetos a nossas expectativas iniciais.

Partimos da Ericeira na madrugada de dia 6 e assim que chegamos a Madrid começámos a visita. O primeiro monumento a ser visitado foi o Templo de Debob e o parque circunstante ao mesmo, seguido de um passeio livre pelas redondezas do monumento. Em seguida fizemos uma breve passagem pelo Palácio Real. Em frente ao Palácio Real existe a Catedral de la Almuneda e a respetiva cripta, para onde nos dirigimos  e vimos os esplêndidos vitrais que a catedral tem para oferecer. Os almoços dos dois primeiros dias foram todos na zona envolvente da praça do Callao, perto da Granvía. Da parte da tarde fizemos um passeio pela parte histórica da cidade, como a Plaza Mayor e as Puertas del Sol. A última visita deste dia foi o Museu Reina Sofia, onde pudemos observar vários tipos de arte contemporânea e pequenos filmes alusivos às obras expostas. O Jantar foi num rodízio brasileiro e desta forma acabou o primeiro dia!

O segundo dia começou com a visita ao interior do Palácio Real de Madrid. Após a visita foi-nos possibilitado encontrar com amigos espanhóis provenientes do projeto de intercâmbio “Hablar con…”. O almoço foi livre, nas redondezas da praça Callao o que nos permitiu interagir mais profundamente com os colegas espanhóis. De tarde dirigimo-nos ao Museu do Prado onde pudemos observar obras de diversos artistas e com estilos diferentes, mas únicos. Jantamos num rodízio chamado Topolino após o qual foi permitido um passeio livre pela cidade, onde foi possível ver algumas das maravilhas noturnas que Madrid tem para oferecer.

O terceiro e último dia começou com a visita ao Parque Europa, um parque onde pudemos visitar monumentos de todos os países da Europa, como a Torre Eiffel, a Torre de Belém, os Moinhos Holandeses, a estátua de David…. Após esta visita dirigimo-nos para a segunda cidade a visitar, Toledo. Toledo é uma cidade histórica com um ar quase medieval, mas de uma beleza incondicional. Tivemos a oportunidade de fazer um passeio livre pelo centro de Toledo após o qual partimos para Portugal.

Acho justo dizer que sem dúvida quer Toledo quer Madrid têm a sua beleza e que apenas vimos parte dela!

Acredito que para muitos os Monumentos de destaque foram o Palácio Real, o Museu do Prado e a Catedral de Almuneda. Mas isso varia de pessoa para pessoa, claro.

Assim acho que falo por todos que nos sentimos muito gratos por esta experiência e que sem dúvida ficará marcada para a nossa vida, porque ainda que um dia voltemos a Madrid, nunca será como foi esta visita.